Uma introdução a lógica de programação em Português

Sérgio Berlotto

Programador desde 1999, atualmente desenvolvendo em Python como freelancer em homeoffice, já atuou em empresas como HP do Brasil, Banrisul, Assembléia Legisl. do RS, Governo do Estado do RS, Trace Sistemas entre outras. Usuário e incentivador do Linux e do software livre. Gosta de assar um bom churrasco para os amigos e curtir um heavy metal bem pegado !!!

Você pode gostar...

  • Pingback: Uma introdução a lógica de programação em Português | programadorlivre.com()

  • Gutemberg

    Boa tarde.quero aprender a programar
    Leio vários tutorial, vários PDF.mais não me acho.queria uma dica ou aula para iniciar.

    • Sérgio Berlotto

      Olá Gutemberg, mas vc não consegue se achar onde? Quais partes que vc não entende ? Mande suas dúvidas…

      • Gutemberg

        Não entendo.fundi minha mente.penso, penso chega esquenta sai fumaça. Sério não sei como iniciar.e se fico olhando muito tempo pro PC,note.fico sonolento. Aí fui não dá pra fazer nada.deve ser porque não entendo do assunto.

        • Sérgio Berlotto

          É, não é fácil não. Na verdade este conhecimento se constrói conforme as experiências vão surgindo, somente com prática se grava bem. Mas também não é impossível, basta ir entendendo passo-a-passo, cada uma das coisas. Primeiro O QUE É cada um dos itens apresentados, depois ir juntando tudo, os operadores (teste-os para ver como funcionam), depois a linguagem, no caso Portugol. E assim vai indo…

  • Lena Sjoobloom

    Oi, gostaria de fazer duas perguntas sobre seu fluxograma:
    1) Por que no final tem outro start? Está voltando no começo? Não deveria ser end?
    2) De qual bibliografia vem essa representação da saída igual à da entrada? Estou acostumada a ver a saída com um desenho diferente, mas tenho visto muito o uso deste na Internet. Você sabe qual a origem? Obrigada!

    • Sérgio Berlotto

      Olá Lena,
      1) Pq estava incorreto mesmo, já corrigi a imagem. Obrigado.
      2) Não aprofundei muito no fluxograma e fiz ele como sempre faço. A representação dos itens, desde que você entende bem a lógica envolvida, não tem tanta importância. Mas claro, a padronização é importante principalmente quando temos muitos fluxogramas envolvidos.

  • Pingback: Uma introdução a lógica de programação em Português – 2 – programadorlivre.com()